Os 7,3 Pecados Capitais da Carreira… E como evitá-los…
04/04/2016
Serenidade: A melhor aliada quando tudo parece perdido
11/04/2016
Todos

Você conhece o poder transformador do 80/15/5?


Já reparou que quando você precisa de um certo produto, seja um sapato, roupa, comestível, fármaco e assim por diante, logo vem à mente um estabelecimento no qual é certo que ofereça o desejado?

Chegando lá, cerca de 80% do exposto é do seu conhecimento. Porém, reparando melhor, você percebe a existência de alguns itens melhorados, renovados, talvez uns 15% da loja, e já fica mais interessado em saber mais a respeito.

Melhor ainda, descobre que existem algumas surpreendentes e empolgantes novidades, talvez uns 5% da loja, responsáveis por gerar aquele brilho nos olhos, aquela exclamação inevitável, aquele comentário especial.

Saindo dali, tendo ou não comprado o que te levou ao estabelecimento, é bem provável que você venha a comentar com amigos e parentes sobre aquele produto inovador, capaz de revolucionar o mercado, ou trazer nova solução para dores ou problemas conhecidos.

Pois é, assim como toda loja precisa ter estes 5% de absoluta e impressionante novidade, assim também deve ser em nossos relacionamentos e com quem nos rodeia.

Vale também para a forma como administramos nosso tempo. 80% fazendo o convencional, 15% melhorando o que fazemos e 5% sendo absolutamente inéditos, seja na essência quanto na forma de cumprir uma agenda, por exemplo. Isto se chama marketing de atração.

E repare, trata-se de apenas 5% (cinco por cento) do que oferecemos.

Pense nisto na próxima vez que for dar um “bom dia”, “escovar os dentes”, “preparar uma refeição”, “dizer eu te amo”, fazer um passeio, uma oração, uma boa ação…e deixe que naturalmente estes pequenos diferenciais façam enorme diferença na sua repercussão (reputação) por onde passa.

Experimente comentando o que este texto representou na sua vida hoje, aqui e agora. Você não vai usar mais do que 5% de uma hora.

E veja o que acontece no seu emocional, pra começar. Bom proveito!

Por René Milazzo
Engenheiro de Projetos e Life Coaching
Especializado em desenvolver e aplicar soluções personalizadas
para gestão de processos com pessoas.


3 Comentários

  1. Charles Nunes disse:

    Que interessante esse conceito do 80/15/5, realmente transformador!

    Já apliquei em várias fases da minha vida e trabalhos que desenvolvi o famoso 80/20 (Principio de Paretto), que me parece mais voltado para a execução e produtividade.

    Já o 80/15/5 parece ser mais completo, pois creio que nos ajuda a ter uma maior noção de conceitos como tangível (existente), alcançável, do provável e do intangível (momentâneo ou permanente).

    Vou tentar aplicar esse conceito, que é novo para mim, no meu dia a dia!

    Obrigado pelo texto e pela dica pessoal!

    • Vagner Molina disse:

      Caro Charles, grato pelo seu comentário.

      Aplique e depois nos dê o retorno dos resultados..ok..

      Abraço

      Vagner Molina

    • René Milazzo disse:

      Ola Charles, fico contente que lhe tenha sido util. Realmente o 80/15/5 sugere uma sutileza que faz toda a diferença. Funciona. Bom proveito e grato pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *